quarta-feira, 17 de junho de 2015

Itália (2010) - Dia 3 * Vaticano & Roma

E ao 3º dia em Itália fui ver o Papa!! Mentira, o senhor, na altura Bento XVI, não estava lá, tinha ido até ao Chipre. 
O Vaticano até pode estar em Roma mas é um país, pequenino mas é!! o Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. Tem apenas uma área de 44 hectares e pouco mais de 800 habitantes. É o país mais pequeno do mundo. 

A visita ao Vaticano limitou-se à Praça de S. Pedro, à basílica e à estação dos correios. 

A Praça de São Pedro é a porta de entrada para os peregrinos e turistas que vão até ao Vaticano. A praça foi desenhada por Bernini no século XVII e é ladeada por 284 colunas dóricas. Na balustrada das colunas estão 140 estátuas de santos, mártires, papas e fundadores de ordens religiosas. 

A Basílica de São Pedro é o mais importante e maior edifício religioso do catolicismo e um dos locais mais visitados do mundo. Foi construída entre 1506-1626, no local onde foi enterrado Pedro, o primeiro Papa, aliás, o túmulo de Pedro está sob o altar da basílica. 
Na construção da basílica participaram alguns dos grandes artistas da época, como por exemplo Bramante, Miguel Ângelo, Rafael e Bernini. 
Para visitar a basílica é preciso esperar um pouco numa fila que poderá ser mais ou menos longa. A boa notícia é que a entrada é grátis. A entrada é grátis mas é preciso ter atenção ao vestuário. Não é permitido entrar de calções, de ombros descobertos e mini-saias. Para entrarem vão passar por uns scanners tipo os do aeroporto e por uns seguranças, se não estiverem vestidos de maneira adequada, os seguranças não vos deixam passar. 

Enquanto esperávamos para entrar na basílica, podemos assistir, ainda que de maneira discreta, ao render da Guarda Suiça, o corpo de guarda responsável pela segurança do Papa.  
Depois da basílica queríamos ter subido à cúpula mas tinha encerrado porque se ia realizar um evento qualquer. Fiquei mesmo chateada, queria muito lá ter subido. Como ficou bastante por ver lá no Vaticano, hei-de lá voltar e assim que lá chegar vou logo fazer a subida. 
Falando na subida, pode fazer-se de 2 modos, através de um elevador, até ao terraço e depois é só subir uns 320 degraus ou então fazer tudo a pé e subir os 551 degraus até ao topo. Indo de elevador são 7€, a pé são 5€. 

Depois de termos ido enviar postais aos correios locais, seguimos  até ao Castelo Sant' Angelo. 

O objectivo da construção do Castelo Sant' Angelo era servir de mausoléu para o Imperador Adriano e sua família. Mais tarde, no século V, passou a ter função militar, residência de nobres e Papas, aliás, foi um Papa que mandou construir um túnel secreto que liga o castelo ao Vaticano. 
Em 590 o Papa Gregório I atribuiu-lhe o nome pelo qual é hoje conhecido. Durante uma epidemia de peste que assolou Roma em 590, o Papa afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel no topo do castelo, indicando o fim da epidemia. Para celebrar este acontecimento foi colocada no topo do castelo a estátua de um anjo. 

O castelo situa-se na margem direita do rio Tibre, mesmo em frente da Ponte Sant' Angelo. Foi construída entre 134 e 199 pelo imperador romano Adriano. 
Nos dias de hoje muitos turistas cruzam esta ponte, no entanto no século XVI um passeio nesta ponte não tinha nada de agradável, uma vez que eram expostos aqui os corpos de executados. De corpos de executados passaram a exibir-se estátuas de anjos ao longo da ponte... 

De mapa na mão, continuámos o nosso passeio até à Basílica de Santa Maria em Cosmedin, onde se encontra a famosa Bocca della Veritá. A igreja foi construída no século VIII durante o período conhecido como Papado Bizantino. O seu campanário é o mais alto de Roma. 

Foi por causa desta imagem que fomos até esta igreja. La Bocca della Verità ou a Boca da Verdade, é uma imagem esculpida em mármore e encontra-se no pórtico da igreja. 
Acredita-se que a escultura tenha feito parte de uma antiga fonte romana ou tenho sido a tampa de um esgoto!! Quanto ao rosto, trata-se possivelmente do deus romano Oceano. 
A característica mais famosa desta escultura é, segunda a lenda, a sua capacidade de detectar mentiras. Diz essa lenda que se alguém contar uma mentira com a mão dentro da boca, ela fecha-se mordendo a mão do mentiroso. Eu meti lá a minha mão direita e continuo com ela. 

Ainda bem que a Bocca não me mordeu a mão porque precisei dela para fazer o jantar nessa noite. Era dia de Portugal e como boas portuguesas que somos, nessa noite tivemos um jantar bem português, bacalhau à brás!! A sobremesa é que foi bem italiana, gelado, claro está. 

Sem comentários:

Enviar um comentário