segunda-feira, 29 de junho de 2015

Braga - Parte II

Um passeio em Braga nunca será completo sem uma visita aos santuários da cidade, o Santuário do Bom Jesus e o do Sameiro. 
Comecemos então pelo Santuário do Bom Jesus. 
A história do santuário começa no século XIV quando alguém ergueu uma cruz no alto  monte. Nos séculos seguintes foram sendo construídas ermidas e foi então em 1722, D. Rodrigo de Moura Teles, o arcebispo de Braga na altura, concebeu e iniciou o projecto que deu origem ao actual santuário.
A construção prolongou-se até ao século XIX e apresenta os estilos Barroco, Rococó e Neoclássico. 
O santuário é composto pelas capelas da Via Sacra e pela igreja, uma alameda e a monumental escadaria onde se podem encontrar várias estátuas e fontes simbólicas. 
Este santuário serviu de inspiração à construção de outros, não só em Portugal, ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, mas também no Brasil, onde na cidade mineira de Congonhas se construiu o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. 

De todas as vezes que fui até ao santuário, fui de carro mas se não tiverem carro, também é possível apanhar um autocarro até lá e podem sair numa paragem mesmo em frente ao Elevador do Bom Jesus. 
Já que o autocarro pára mesmo em frente ao elevador, talvez seja boa ideia apanhá-lo e evitar assim as centenas de escadas até ao topo do santuário. O bilhete de ida custa 1.20€, enquanto que um bilhete de ida e volta custa 2€. 

Eu gosto imenso de elevadores, funiculares, teleféricos e similares e de todas as vezes que fui ao santuário, andei no Elevador do Bom Jesus.
Este elevador foi o 1º a ser instalado na Península Ibérica, foi inaugurado a 25 de Março de 1882 e é o mais antigo no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água. 

Uma vez lá em cima, podemos então admirar a bonita igreja neoclássica. 

A Igreja do Bom Jesus foi uma das primeiras construções neoclássicas do país. Foi construída entre 1784 e 1811. 

Para quem gosta de desporto, subir e descer a escadaria deste santuário é sem dúvida um belo exercício. 
A escadaria divide-se em três grandes lanços: o "Escadório do Pórtico", o "Escadório dos Cinco Sentidos" e o "Escadório das Três Virtudes". 

Ao subir ou descer as escadas é possível ir espreitando o interior das capelas que compõem a Via Sacra

Para além da paisagem arquitectónica, o santuário também oferece a quem o visita, espaços tranquilos e verdejantes. 

Ao lado da igreja encontra-se este bonito jardim com uma gruta artificial, um pequeno lago e um miradouro. 

Um pouco mais acima está um lago onde é possível alugar barcos.

Depois andar de elevador, subir e descer escadas e andar de barco, segue-se a visita ao Santuário do Sameiro.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro ou simplesmente Santuário do Sameiro, não é tão impressionante como o outro santuário da cidade, ainda assim é um dos maiores centros de devoção mariana em Portugal. 
A sua construção iniciou-se em 1863 e terminou no século XX.  
Em frente à igreja está uma escadaria e no seu topo erguem-se dois pilares encimados com as imagens da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus. 

Espero que estes 2 posts vos tenham aberto o apetite para uma visita a Braga. Eu recomendo, vale a pena e vou certamente voltar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário