quinta-feira, 25 de junho de 2015

Braga - Parte I

Braga é uma das minhas cidades portuguesas preferidas e nos últimos anos tenho lá ido com alguma frequência. E por que é que gosto tanto de Braga?! Porque sim e porque as pessoas são simpáticas, porque o centro histórico é muito bonito, com muito para ver e é fácil uma pessoa andar e orientar-se lá, porque é de fácil acesso, porque é uma cidade simplesmente bonita e onde me imagino a viver!! 

Braga é uma das cidades mais jovens da Europa, em termos de população, e em 2012 foi distinguida como Capital Europeia da Juventude. 
A população da cidade é jovem mas a sua História é bem antiga. Foi fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, tem mais de 2000 anos de História, é uma das cidades mais antigas de Portugal e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. 
Vamos lá então dar uma volta por Braga. 

Como disse antes, tenho ido algumas vezes a Braga nos últimos tempos e cada vez que lá vou fico alojada no Hotel dos Terceiros. É simples, é barato, é bem localizado e os croissants do pequeno almoço são muito bons! 

Disse que o hotel fica bem localizado e realmente não podia pedir uma localização mais central, fica mesmo a dois passos da Praça da República. Pode dizer-se que esta praça é o coração da cidade, ou pelo menos do centro histórico. 
Esta praça, também conhecida por Arcada, é assim chamada desde a Implantação da República em 1910. Antes disso chamou-se Largo da Lapa e depois Largo Hintze Ribeiro. 
A praça foi aberta na Idade Média e era aqui que desde os fins do século XV se comercializavam os géneros que abasteciam a cidade. Foi transformada em jardim público em meados do século XIX. Entre 1994 e 1995 deu-se a mais recente transformação da praça, foi cortado o trânsito e foi colocada uma fonte luminosa. 
Mal se dá por ela mas mesmo no centro da arcada está a Igreja da Lapa e ao seu lado estão dois cafés emblemáticos da cidade, o Café Vianna e o Astória. 

Braga é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo e isso explica o elevado número de igrejas na cidade. São mesmo muitas, de diferentes alturas e estilos.
Junto à Praça da República encontra-se a Basílica dos Congregados. 

A sua construção foi demorada, começou no XVI mas só terminou no século XX. Apresenta os estilos Barroco e Rococó. 

Também perto da Praça da República e indo pela Rua de São Marcos, vamos encontrar a Igreja de Santa Cruz. 

Se virem várias pessoas de nariz no ar, paradas em frente à igreja, talvez não estejam só a admirar a bonita fachada Barroca da igreja, é possível que estejam a tentar descobrir galos. Reza a lenda que existem três galos esculpidos em alto-relevo na fachada da igreja. Dois são supostamente fáceis de encontrar, o terceiro poucos os encontram. A mesma lenda diz que a moça que os encontrar, casará em breve. 
A Igreja de Santa Cruz foi construída no século XVII.

No mesmo largo onde se encontra a Igreja de Santa Cruz, o Largo Carlos Amarante, encontra-se outro bonito edifico, o Hospital de São Marcos.

O hospital foi fundado em 1508, no entanto, este edifício, o Edifício Norte só foi construído no século XVIII. Tal como muitos edifícios na cidade, este também apresenta o estilo Barroco.
Entre 1559 e 1975, a gestão do hospital esteve entregue à Santa Casa da Misericórdia de Braga.

Nas traseiras do hospital encontra-se o Palácio do Raio onde funcionaram alguns serviços do Hospital de São Marcos.

O Palácio do Raio foi construído entre 1754-1755 em estilo Barroco Joanino. 
Em 1853 foi vendido a Miguel José Raio e foi então que ficou conhecido como Palácio do Raio. Actualmente pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga. 

A vantagem de conhecer uma cidade com alguém que lá vive é que acabamos sempre por visitar locais que muito possivelmente nos passariam ao lado se fizéssemos a visita sozinhos. Desconhecia totalmente a existência da Fonte do Ídolo. 
Este local situa-se na Rua do Raio, a poucos passos do Palácio do Raio. Tem um preço de entrada de 1.85€ mas se combinado com o bilhete de entrada nas Termas Romanas do Alto da Cividade, bilhete único para visitar os dois locais é de 3.05€. 

A Fonte do Ídolo é um santuário rupestre edificado no século I. 
À 1ª vista pode não parecer mas na parte esquerda da foto está uma estátua com 1.10 metros de altura a segurar um objecto. Devido ao avançado estado de degradação, não dá para perceber se é uma figura masculina ou feminina. 

Desconhecia a existência da Fonte do Ídolo e desconhecia também a existência de termas romanas em Braga. A verdade é que existem e situam-se na Rua. Dr. Rocha Peixoto. 

As Termas Romanas do Alto da Cividade foram construídas no início do século II, juntamente com um teatro anexo e foram descobertas em 1977. 

Voltamos ao centro da cidade para seguir aquela que é a rua de comercial mais tradicional de Braga, a Rua do Souto. É uma rua exclusivamente pedonal entre o Largo Barão de São Martinho e o Largo do Paço. 
Cortando na 1ª rua à direita, R. Dr. Justino Cruz, encontramos o Jardim de Stª Bárbara.

No centro do jardim encontra-se uma fonte do século XVII e o edifício atrás é o Paço Episcopal Bracarense. 

Voltando à Rua do Souto e andando apenas alguns passos, encontramos o Largo do Paço, com uma fonte ao centro e rodeado por edifícios do Paço Episcopal, onde funciona a Reitoria da Universidade do Minho. 
Um pouco mais à frente está a Igreja da Misericórdia. Já estamos perto da Sé de Braga, é seguir um pouco na Rua D. Diogo de Sousa e depois cortar na Rua do Cabildo. 

A Sé de Braga é antiga, muito antiga, é a mais antiga do país, foi mandada construir no século XII por D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques e que aqui têm os seus túmulos. É um dos principais templos do Românico do país mas também apresenta características manuelinas e barrocas. 

No fundo da Rua Diogo de Sousa encontra-se um arco que foi uma das portas das muralhas da cidade. 

O Arco da Porta Nova data do século XVIII. 

Outros monumentos no centro da cidade.

O castelo de Braga foi demolido em 1906 e apenas resta a Torre de Menagem

A Igreja do Pópulo situa-se na Praça Conde de Agrolongo. A construção da igreja e convento decorreu entre os séculos XVI e XIX. 

Capela de Nossa Senhora da Torre.

O edifício dos Paços do Concelho foi mandado construir no século XVIII. É considerado por alguns especialista como um dos mais notáveis exemplos da arquitectura Barroca na península Ibérica.  

Há mesmo muito para ver no centro de Braga, muitas igrejas e capelas e belos exemplos de arquitectura civil, neste post ainda falta muita coisa. O melhor mesmo é irem até lá e descobrirem por vocês mesmos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário