quarta-feira, 13 de maio de 2015

Holanda (2015) - Dia 5 * Marken & Volendam

Depois de Zaanse Schans seguimos para Marken. 
Marken já foi uma ilha. No século XIII separou-se do continente após uma tempestade e só voltou a estar ligada a terra firme depois da construção de um dique em 1957. 
Também gostava de ter passado mais tempo aqui.  

As suas casinhas de madeira são mesmo muito bonitas, algumas delas estão classificadas como monumentos.

As casas estão construídas sobre estacas para as proteger das cheias. 

O principal objectivo desta curta passagem por Marken era mesmo a visita a uma fábrica de tamancos de madeira. Durante esta visita, o Sr. Bart explicou-nos como se fazem os tamancos, desde a escolha e preparação da madeira até à pintura dos tamancos. 
Estes tamancos são um dos símbolos do país e ainda são usado nas partes rurais do país. São usados por pessoas que trabalham na agricultura ou jardinagem uma vez que são óptimos para caminhar em terreno lamacentos. São feitos de diferentes tipos de madeira, como por exemplo choupo e salgueiro.  
Ao longo dos séculos os tamancos têm sido usados por trabalhadores como roupa de protecção. Na verdade, os tamancos foram certificados pela União Europeia como sapatos de segurança uma vez que eles podem proteger de  objectos pontiagudos e pesados e ácidos concentrados.

Para terminar esta visita, apanhámos um barco e seguimos para Volendam. Confesso que não achei esta aldeia nada de especial, bem, o tempo cinzento e frio não inspirou a grandes passeios, talvez me tenha escapado algo. 

Volendam é uma aldeia de pescadores e diz-se que lá se come o melhor peixe do país. 

O velho dique é usado como rua principal, onde se encontram bares, restaurantes, muitas lojas de souvenirs e até uma fábrica de queijo que nós fomos visitar. 

Depois de terminada a visita, voltámos a Amesterdão. Antes de ir buscar a minha mochila à estação, ainda andei um pouco pelo Red Light District com um casal de brasileiros que conheci durante a visita às aldeias. Depois fui ao supermercado comprar "mantimentos" para aguentar a longa noite no aeroporto, fui comer um Big Mac ao MacDonalds mais próximo, ainda comprei uns últimos souvenirs e depois lá apanhei o comboio para o aeroporto. O voo era no dia seguinte às 8 da manhã. 

Sem comentários:

Enviar um comentário