sábado, 2 de maio de 2015

Holanda (2015) - Dia 4 * Gouda

E ao 4º dia o bom tempo abandonou-me. O dia nasceu cinzento mas eu tinha encontro com as minhas amigas, a Astrid, a Leonie, a Tjitske e a Jetske em Gouda. Apanhei o comboio mais uma vez. O bilhete de ida e volta para Gouda a partir de Roterdão custou 9.80€. 

Quem gosta muito de queijo com certeza já ouviu falar em Gouda. É nesta cidade que se produz o queijo gouda que é um dos principais produtos de exportação do país. No verão (entre Abril e Agosto), todas as semanas, às quintas feiras, realiza-se o mercado de queijo. Eu estive lá durante um mercado, mas não o de queijo. Foi um bocadinho chato porque o centro da cidade estava cheia de gente e a Praça do Mercado estava cheia de tendas, não consegui tirar fotos em condições. 

Bem no centro da Praça do Mercado está o edifício da antiga Câmara Municipal, Stadhuis. Foi construída entre 1448-1450 e é uma das câmaras góticas mais antigas do país. 

A igreja Sint Janskerk também é um edifício gótico e é dedicada a S. João Baptista, o santo padroeiro da cidade.  Foi construída entre os séculos XV e XVI e é conhecida pelos seus vitrais. 

Na Holanda há moinhos por todo o lado e em Gouda também os há. Este aqui visitei por dentro. É o Molen 't Slot, moinho no castelo. Tem este nome porque foi construído, em 1832, nas fundações de um castelo que ali existiu e foi demolido em 1577. 

Esta visita a Gouda foi mais para encontrar as minhas amigas, contudo tenho pena de não ter visto mais da cidade, especialmente os edifícios da Praça do Mercado que estavam meios escondidos por causa das tendas do mercado. 
O queijo da cidade é famoso mas os stroowafels também não o são mesmo e são deliciosos. Uma maravilha. Adorei. 

Sem comentários:

Enviar um comentário