domingo, 3 de maio de 2015

Holanda (2015) - Dia 5 * Amesterdão

O meu último dia na Holanda começou bem cedo e foi muito longo. Neste último dia tinha pensado em regressar a Amesterdão mas como no dia seguinte o voo de regresso a Lisboa era muito cedo, decidi não reservar alojamento e passar a noite no aeroporto, ou seja, o dia ia ser mesmo muito longo. Para me manter ocupada e não me aborrecer lembrei-me de procurar visitas guiadas pela cidade e arredores. Acabei por encontrar este tour que para além de uma visita guiada por Amesterdão, incluída também visitas a Zaanse Schans, Marken e Volendam. Achei perfeito. 

Deixei Roterdão por volta das 7 da manhã. Neste último dia não paguei bilhetes de comboio, isto porque esse dia era o dia do livro e se tivesse comprado um livro nesses últimos dias, era oferecido outro livro e esse livro servia de bilhete de comboio, bastava apresentá-lo ao revisor. Em não comprei nenhum livro, mas a Astrid, que foi quem me falou disto no dia anterior, comprou um e deu-me que lhe deram na loja, para eu apresentar nos comboios. Poupei uns 20€ e agora tenho um livro para ler em holandês!! 

Chegada à estação de Amesterdão voltei a deixar a mochila nos cacifos e dirigi-me rapidamente ao ponto de encontro da visita, na agência Lindbergh Travel, na Avenida Damrak.
Quando reservei a visita pensei que seria uma visita guiada a pé pela cidade, só uns dias depois é que li nos comentários que seria uma visita de autocarro pela cidade. Não era bem o que eu esperava mas já era tarde para cancelar. Valeu a pena por todas as informações sobre a cidade. 

A visita começou e o guia foi contando a história da cidade e de alguns edifícios. Esta é a Montelbaanstoren, uma torre defensiva construída em 1516 para defender as docas e os estaleiros. Hoje em dia é a sedo do Waterkantoor, o gabinete municipal que controla o nível das águas.  
O autocarro passou por outros locais da cidade e depois seguiu para os arredores. 

A nossa 1ª paragem foi para ver o Riekermolen, um moinho que data de 1636. Perto do moinho está uma estátua de Rembrandt. 

De regresso ao centro da cidade fomos visitar a fábrica de diamantes Coster que fica mesmo muito perto da praça Museumplein, Praça dos Museus. Durante a visita foi-nos explicado o processo de lapidação dos diamantes, os vários tipos de corte e depois vimos uns quantos diamantes. 
Depois desta visita cheia de brilho, tivemos algum tempo para ir comer e no meu caso, ir tirar fotografias. Como o Rijksmuseum era já ali, claro que tinha que tinha de ir tirar umas fotos. O Rijksmuseum é o museu nacional da Holanda e dedica-se às artes e à histórica. 
Depois das fotos e do almoço, a visita seguiu para Zaanse Schans. 

Sem comentários:

Enviar um comentário