quinta-feira, 23 de julho de 2015

Liubliana - Eslovénia

A viagem para a Croácia foi bem longa, e com bem longa quero dizer, uns 2500 kms de autocarro. Nunca passei tanto tempo na estrada. Não foi uma viagem confortável mas foi bem animada. Na ida para Zagreb fizemos algumas paragens, dormimos uma noite em Cros de Cagnes, no sul de França e estivemos algumas horas em Veneza. No regresso a 1ª paragem foi pouco depois de atravessarmos a fronteira, passámos umas horas na capital da Eslovénia, Liubliana. 
Na altura em não fazia ideia de quão bonita era a cidade e na verdade não sabia muito sobre o país, a única coisa que sabia era que o Zahovic, antigo jogador do Porto e do Benfica, era da Eslovénia. Quase 10 anos depois, sei muito mais sobre a cidade e sobre o país e está no topo da minha lista de locais a visitar.

Como se pode ver pelas fotos, a paragem em Liubliana foi durante a noite e já quase de madrugada. Por ser dia 1 de Janeiro, a cidade estava decorada com as luzes de Natal e além disso havia nas ruas espectáculos laser para comemorar a adesão da Eslovénia ao euro. Se algum dia for ao Quem Quer Ser Milionário e me perguntarem quando é a Eslovénia aderiu ao euro, vou saber responder sem dúvida nenhuma, foi dia 1 de Janeiro de 2007. 

Um dos edifícios que saltou logo à vista foi o castelo localizado numa colina sobranceira ao centro da cidade. Foi mencionado pela 1ª vez em 1144 como residência dos Duques de Carinthia, tendo sido também residência dos monarcas de Habsburgo, serviu como prisão, reduto militar e até 1960 alguns habitantes da cidade viveram lá. Actualmente é uma atracção turística mais conhecidas da cidade. 
Quem quiser ir visitá-lo e não quiser caminhar muito, pode apanhar o funicular para chegar ao topo da colina. 

France Prešeren foi um poeta esloveno e esta praça no coração de Liubliana tem o seu nome (Prešernov trg). É aqui que se encontra a Igreja Franciscana da Anunciação. Foi construída entre 1646-1660 embora a fachada barroca apenas tenha sido construída em 1703-1706. 

Para chegar até ao edifício da Câmara Municipal temos de atravessar o rio e chegar e andar um pouco até à Praça da Cidade (Mestni trg). 
O edifício foi originalmente construído em estilo Gótico em 1484 mas entre 1717-1719 sofreu uma renovação que lhe deu a actual aparência barroca. 

Voltando a atravessar o rio, encontramos o edifício principal da Universidade de Liubliana na Praça do Congresso (Kongresni trg). O edifício data do início do século XX. 

E foi assim a minha passagem por Liubliana. Infelizmente a maior parte das fotos não ficou em condições! Esta é certamente uma cidade para voltar a visitar, há tempos até andei a ver de alojamento lá. Alguém quer ir comigo?!! 

2 comentários:

Marta Moura disse...

Gostei muito das fotos!

Marta disse...

Obrigada Marta. Como disse, a maioria delas não ficou grande coisa, o que foi uma pena porque a cidade estava muito bonita decorada com as luzes de Natal. Terei que lá voltar para tirar fotos em condições :)

Enviar um comentário