domingo, 12 de julho de 2015

Lyon - França

Foi a 21 de Setembro de 2006 que viajei pela primeira vez de avião. Escusado será dizer que estava bastante ansiosa. Será que ia ter medo, será que os ouvidos iam doer, será que ia tudo correr bem?? Sim, correu tudo bem, não tive medo nenhum e os ouvidos, ao contrário de alguns dos meus companheiros de viagem, não doeram nessa primeira vez nem em nenhuma outra viagem. 

O meu 1º avião...
Foi a primeira viagem, depois dessa já aconteceram mais umas quantas e mais hão-de vir. A próxima é já daqui a 50 dias!! Sim, estou a contar os dias para a próxima viagem.
Pois então, a primeira viagem de avião foi até França. Não foi propriamente uma viagem turística mas ainda assim deu para conhecer um pouco de Lyon. Fui até esta cidade francesa, da região Rhône-Alpes, participar num projecto em representação de uma associação aqui da Guarda.
A viagem de avião foi até Paris mas em Paris só estivemos o tempo necessário para apanhar o TGV para Lyon. Não sei quanto foi o preço do bilhete de comboio porque não fui eu que paguei, aliás, nesta viagem tive tudo pago, só gastei dinheiro em postais.  Foi tudo, tudo pago, avião, comboio, alojamento, refeições...

Não sei quanto custou a tal viagem de TGV entre Paris e Lyon mas depois fazer uma consulta no site da SNCF, o site da Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro Franceses, chego à conclusão de que a viagem pode não ser muito barata. Os preços podem variar entre os 30 e os 60 euros!! 

Quanto ao alojamento, fiquei numa pousada da juventude, Auberge de Jeunesse du Vieux Lyon. Espero que o problema dos maus cheiros nos chuveiros esteja resolvido.

Como disse, esta não foi uma viagem turística, aqui ficam apenas algumas das poucas coisas que vi em Lyon, sabendo que há muito mais para ver.

O edifício que mais gostei na cidade foi a bonita catedral gótica de Saint-Jean-Baptiste. Esta catedral foi fundada pelos dois primeiros bispos de Lyon e foi dedicada a S. João Batista. A sua construção começou no século XII sobre as ruínas de uma igreja do século VI. 
No interior da catedral existe um relógio astronómico do século XIV. 

A Catedral de Saint Jean não é a única a merece destaque na cidade. No topo da colina de Fourvière, encontra-se aquela que é o símbolo da cidade, a Basílica de Notre Dame de Fourvière. Uma maneira bem agradável de chegar à colina e à basílica, é apanhando o Funicular de Fourvière. 

Devido à sua localização, é possível ver a basílica desde vários locais da cidade, como por exemplo, a Place Bellecour, uma das maiores praças na Europa. 

A Basílica de Notre Dame de Fourvière foi construída nos estilos Românico e Bizantino entre 1872-1884. Está dedicada à Virgem Maria que salvou a cidade da Peste Negra em 1643. Todos os anos a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, Lyon agradece à Virgem por ter salvo a cidade, acendendo velas por toda a cidade, naquilo a que hoje se chama Fête des Lumières, Festa das Luzes. 
Também se atribui à Virgem a ajuda à cidade noutras ocasiões, como por exemplo durante uma epidemia de cólera em 1832 e durante a invasão Prússia em 1870. Depois de a cidade ter sido poupada à Guerra Franco-Prússia, a comunidade comprometeu-se a construir a actual basílica como sinal de agradecimento. 

Lá no alto da colina têm-se belas vistas sobre a cidade. 

O centro histórico de Lyon está classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1998. 

Um outro edifício bem bonito na cidade, é o Hôtel de Ville, a Câmara Municipal.

O Hôtel de Ville situa-se na Place des Terreaux. Infelizmente quando lá estive estava parcialmente coberto por andaimes. 

Na mesma praça encontra-se a Fontaine Bartholdi, uma bonita fonte que representa a França, na forma de uma mulher, sentada numa carruagem a controlar os quatro grandes rios de França, aqui representados por quatro cavalos selvagens. A fonte foi desenhada por Frédéric Auguste Bartholdi, conhecido por ter sido o autor da Estátua da Liberdade em Nova Iorque. 
Esta foi fonte for erguida em 1892. 

Durante os dias que estive em Lyon, pude assistir ao desfile da Bienal de Dança. 

Este é um festival de dança contemporânea criado em 1984 e que acontece todos os anos pares, ou seja, vai realizar-se para o ano que vem. 

Se ao fim de um ou dois dias a passar numa cidade, precisam de um local para relaxar, em Lyon o Parc de la Tête D'Or é o sítio ideal para isso. O parque tem uma área de 117 hectares. Para além dos bonitos jardins, existe um lago e um pequeno zoo com girafas, elefantes, veados, répteis, primatas e outros animais. 
Para além disso há também instalações e condições para praticar desportos.

E pronto, aqui fica um pequeno relato da visita possível a Lyon. É daqueles locais onde gostaria de voltar para poder ver tudo com mais tempo e atenção, com certeza que me passou muita coisa ao lado. Fica para uma próxima visita a França. 

2 comentários:

Lou disse...

Agora há voos directos da Easyjet para Lyon, podes aproveitar para visitar a cidade melhor :) Eu já pensei em dar lá um pulinho :)

Marta disse...

Sim, pode ser uma ideia para algumas férias em que esteja difícil arranjar companhia. Realmente gostava de lá voltar, especialmente para ver tudo com mais calma e tirar fotos em condições.

Enviar um comentário