domingo, 30 de agosto de 2015

Castelo Mendo

Para quem gosta de locais sossegados, longe das confusões turísticas e onde muitas vezes a história se conta pela boca dos habitantes locais, orgulhosos do seu património, não pode deixar de visitar as nossas belas Aldeias Histórias. Elas são doze e sete ficam no distrito da Guarda. Já visitei todas as que se localizam no meu distrito, só me falta ir a Idanha-a-Velha. 
Uma das últimas que visitei foi Castelo Mendo. Esta aldeia faz parte do concelho de Almeida e situa-se a 30 e poucos kms da Guarda. 

Foi durante a Reconquista Cristã que Castelo Mendo assumiu importância devido ao seu papel na defesa da fronteira face aos vizinhos reinos de Castela e Leão. 
Foi em 1229 que D. Sancho II deu foral à aldeia e criou a feira franca, que se realizava três vezes por ano, na Páscoa, na festa de São João e de São Miguel. Esta terá sido a primeira feira oficial do país. 

Também foi D. Sancho II que ordenou a construção do castelo da aldeia. Estas aldeias descobrem-se a pé. Deixe o carro no Largo das Portas da Vila (de modo a não estragar as fotografias de ninguém) e entre no núcleo medieval da aldeia.
D. Dinis mandou construir a segunda cintura de muralhas que se viriam a revelar extremamente eficazes nas lutas com Castela.  

A arquitectura desta aldeia é tipicamente beirã, casas em granito com dois andares, destinando-se o piso térreo ao gado e o piso superior a habitação, algumas com janelas manuelinas e varandas alpendradas  

 As igrejas e capelas em Castelo Mendo são algumas, esta é a Igreja de S. Vicente, também conhecida como a antiga Misericórdia. Terá sido construída na mesma altura da ampliação das muralhas. 

O Pelourinho de Castelo Mendo tem 7 metros de altura e é o mais alto das Beiras. Foi construído no século XVI em estilo manuelino. 
Neste largo do pelourinho encontra-se também a Igreja de S. Pedro, do século XIV. Não tenho foto porque das duas vezes que lá fui, o sol e os carros estacionados mesmo em frente, não me deixaram tirar fotos em condições. Se é para ficar mal, mais vale não tirar. 

 O edifício que mais impressiona nesta aldeia é a Igreja de Santa Maria do Castelo, ou melhor, as suas ruínas. Foi construída no século XIII nos estilos românico e gótico. 
 
 No seu interior o seu pavimento está repleto de sepulturas com inscrições quase ilegíveis.

Ali perto da igreja encontra-se a Sepultura do Fidalgo, D. Miguel Augusto Mendonça, fidalgo da Casa Real, assassinado pelos seus soldados a 12 de Setembro de 1840.  

Ao caminhar perto da igreja podem encontram-se também mais alguns vestígios do castelo medieval, como por exemplo a Porta do Castelinho

Se passarem pelo meu distrito não deixem de visitar Castelo Mendo e já agora as outras Aldeias Históricas aqui à volta. Vão ver que vale a pena. 

1 comentário:

octávio disse...

Trabalho muito interessante e muito bem organizado graficamente.

Enviar um comentário