quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Olivença - Espanha (ou talvez não)

O que será mais correcto? Dizer que Olivença é uma cidade espanhola na comunidade da Extremadura ou que é uma cidade portuguesa na comunidade espanhola da Extremadura?? A verdade é que esta foi uma cidade portuguesa, reconhecida pelo Tratado de Alcanizes de 1297. Alguns séculos depois, no ano de 1801, através do Tratado de Badajoz, a cidade foi anexada a Espanha. Apesar de em 1817 a Espanha ter reconhecido a soberania portuguesa e de se ter comprometido a devolveu o território, a verdade é que tal não aconteceu. 
Actualmente Olivença pode já não ser uma cidade portuguesa mas os testemunhos da herança lusa estão por toda a parte. 

Esses testemunhos da presença portuguesa em Olivença, encontram-se logo no edifício do Ayuntamiento, Câmara Municipal, da cidade. Este bonito portal manuelino dada do principio do século XVI e é um dos símbolos identificativos de Olivença.  

O portal manuelino pode ser um dos símbolos identificativos de Olivença mas a Igreja de Santa Maria Madalena é o seu monumento mais notável. De tão notável que é, em 2012 ganhou o concurso, promovido pela Repsol, "O Melhor Recanto de Espanha". É justo dizer que está é uma das mais belas igrejas portuguesas em estilo Manuelino, só que neste caso... em Espanha. 
A igreja foi mandada construir por D. Manuel I para servir como templo da residência dos bispos de Ceuta. Foi estreada por Frei Henrique de Coimbra, confessor de D. Manuel e o primeiro a celebrar missa no Brasil. Encontra-se sepultado na igreja.  
O seu interior é rico em azulejos, colunas retorcidas e motivos decorativos que remetem para a época dos Descobrimentos portugueses. 

O castelo de Olivença foi erguido pela Ordem do Templo, a quem Afonso IX tinha doado a aldeia como agradecimento da ajuda aquando da conquista do Reino da Badajoz. Depois de passar para mãos portuguesas, D. Dinis muralhou-o em 1298 e mais tarde, em 1488, D. João mandou erguer a torre de menagem, que se tornou a maior de Portugal. 

Durante a Guerra da Independência Espanhola (1808-1814), ficou bastante danificado e ficou abandonado durante vários anos, até que em 1975 foi recuperado e se transformou na sede do Museu Etnográfico da cidade.

Dentro das muralhas do castelo, encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo. É uma obra de André d'Arenas e foi construída no século XIII no mesmo lugar onde antes existiu a primeira igreja da cidade.  

Depois de visitar Olivença e já a cruzar a fronteira com Portugal, encontramos a Ponte da Ajuda, ou melhor, o que resta dela. Esta antiga ponte cruza o rio Guadiana e ligava Elvas a Olivença.
A ponte foi mandada construir em 1510 por D. Manuel I. Em 1597 desabaram alguns arcos devido a fortes cheias; só foi reparada em 1641. Poucos anos depois, em 1646, foi parcialmente destruída pelo exército castelhano durante a Guerra da Restauração, tendo sido reparada no fim da guerra. 
Foi na sequência de uma outra guerra, a Guerra da Sucessão Espanhola em 1709, que a ponte foi encerrada após o exército castelhano a ter feito explodir.  Não voltou a ser reparada desde então e encontra-se em ruínas. Apesar disso é considerada pelo estado português como monumento de interesse nacional.

Actualmente, Olivença até pode ser considerada espanhola mas existe muito de Portugal no seu ADN e isso nota-se nas ruas que se assemelham às ruas alentejanas, nas placas toponímicas, em azulejo, no centro histórico, que em 2010 recuperaram os nomes portugueses, na calçada portuguesa e no estilo manuelino nos seus principais monumentos. 
Os 500 anos de passado português não são indiferentes a alguns habitantes da cidade, algumas dezenas já fizeram pedidos junto do Estado Português no sentido de obterem dupla nacionalidade. 
Talvez um dia a Questão de Olivença se resolva (mas eu não acredito nisso). 

Sem comentários:

Enviar um comentário