quarta-feira, 22 de abril de 2015

Holanda (2015) - Dia 2 * Roterdão

Depois de uma manhã a passear em Kinderdijk, a tarde foi passada em Roterdão. Aproveitando a companhia da minha amiga Tessa, pude ver alguns dos locais mais conhecidos da cidade. 
Roterdão é conhecida pela sua arquitectura moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial o centro da cidade foi bombardeado pelos alemães e muitos dos edifícios antigos foram destruídos. Esta não é uma cidade reconstruída, mas sim uma cidade que voltou a ser construída. 

Um dos símbolos da cidade é a "Erasmusbrug" - Ponte Erasmus, também localmente conhecida como Cisne devido à sua forma. É uma das pontes mais famosas da Holanda. Foi inaugurada em 1996 pela Rainha Beatriz.
O edifício mais perto da ponte é o Maastoren, que é não só o edifício mais alto de Roterdão mas também o mais alto da Holanda e de todo o Benelux. 

Também muito conhecidas são as Casas Cubo ou Cúbicas. No total são 40 casas, sendo 2 maiores que as restantes. A maioria das casas está habitada mas uma delas pode ser visitada. 
As casas foram projectadas pelo arquitecto Piet Blom. A sua ideia era criar uma espécie de aldeia dentro da cidade, em que cada casa representa uma árvore e todas as casas formam um bosque.  
O edifício ao lado é conhecido como o Lápis. 

A Laurenskerk, Igreja de São Lourenço, foi construída entre 1449-1525 e é o único edifício gótico que sobreviveu da Idade Média. Foi severamente danificada durante a Segunda Guerra mas apesar de ter sido ponderada a sua demolição, acabou por ser reconstruída e se tornar um símbolo da capacidade de resistência da comunidade de Roterdão. 

Roterdão não é o meu tipo de cidade mas passei uma tarde excelente aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário