sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lituânia (2015) - Dia 2 * Kaunas

Ao segundo dia rumámos à 2ª maior cidade da Lituânia, situada a pouco mais de 100 kms de Vilnius. A noite anterior tinha sido de muita chuva e a manhã cinzenta não prometia nada de bom, no entanto o céu cinzento foi dando lugar a um céu cada vez mais azul e o dia acabou por ser excelente. 
Antes desta viagem só sabia que Kaunas era uma cidade da Lituânia mas não sabia o que havia para ver por lá. Ao fazer a pesquisa sobre os locais a visitar pareceu-me ser interessante, no entanto pouco tempo depois disseram-me que não valia a pena lá ir, que a cidade era apenas uma rua e mais nada. Não fiquei convencida e Kaunas permaneceu no meu roteiro e ainda bem, gostámos bastante da cidade. O centro histórico é agradável e fácil de conhecer a pé e em pouco tempo. 

A descoberta de Kaunas começou mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal
A história do edifício começou em 1542 e ao longo dos séculos passou por várias transformações e utilizações. Já foi igreja ortodoxa, residência de um czar, teatro russo, armazém de munições, sede dos bombeiros, prisão, etc. Hoje em dia serve para receber convidados oficiais da cidade e celebrar casamentos. 

 A sul da praça onde se encontra a câmara, encontra-se o edifício mais antigo da cidade e um dos exemplos mais originais da arquitectura secular Gótica na Lituânia.  A Casa Perkūnas foi construída por mercadores da Liga Hanseática no final do século XV. No século XVI foi vendida aos Jesuítas que aí estabeleceram uma capela. 
No século XIX foi reconstruída e funcionou como escola e teatro, que foi frequentado pelo poeta lituano-polaco Adam Mickiewicz. 
Foi no final do século XIX que a casa ganhou o actual nome, após ter sido alegadamente encontrada numa das paredes da casa, a figura do deus pagão dos trovões e do céu Perkūnas.
Hoje em dia é propriedade dos Jesuítas e alberga o Museu Adam Mickiewicz. 

A uns passinhos da Casa Perkūnas, junto ao rio Neman, encontra-se a Igreja de Vytautas, uma das mais antigas na cidade. 
A igreja gótica foi construída por volta de 1400 para monges franciscanos por ordem de Vytautas o Grande, em agradecimento à Virgem Maria por lhe ter salvo a sua vida após a derrota na Batalha do rio Vorskla.   

Vytautas também terá sido o fundador da Catedral Basílica de Kaunas. Este templo é um dos mais antigos e maiores santuários do país e é a única igreja gótica no país com tamanho de basílica. 
Dedicada aos santos Pedro e Paulo, a data do início da sua construção não é conhecida mas foi mencionada pela 1ª vez em documentos escritos em 1413. 
O Gótico e os elementos renascentistas dominam a arquitectura monumental e austera da basílica, que reflecte o período de transição entre os dois estilos. 
Quem aqui vem orar pede graças à imagem do século XVI da Nossa Senhora da Piedade e à imagem de Maria, Mãe de Misericórdia do século XVII. 
João Paulo II passou por aqui em 1993 e a basílica faz parte da Rota de Peregrinação João Paulo II que passa por vários locais na Lituânia. 

O Castelo de Kaunas é outra das atracções da cidade. O castelo terá sido construído no século XIV, para defender a estrada para Trakai, e foi o primeiro castelo construído em pedra na Lituânia. 

O castelo está aberto ao público e a entrada custa 2.32€. 

No seu interior existem algumas exposições, incluindo uma sobre a história completa do castelo espalhada por cinco espaços no interior da torre. 
No entanto a visita começa nas masmoras onde se podem experimentar umas correntes bem pesadas e ficar a saber como eram tratados os bandidos no século XVI. Cuidado, também lá existe um fantasma!!!

A visita a Kaunas ocupou-nos a manhã, a tarde seria passada no castelo de Trakai. 

Sem comentários:

Enviar um comentário