Estou sempre a pensar em viagens e nos intervalos das grandes viagens, tento fazer umas escapadinhas por Portugal. Como trabalho ao fim-de-semana, tento aproveitar as folgas durante a semana ou então, troco uma folga e assim consigo 2 dias para ir passear. Nos dias 18 e 19 de Julho de 2013 fui até ao Luso e Bussaco. Já lá tinha ido há muito, muitos anos, durante um passeio da escola primária!!!
No dia 18, depois do trabalho, acho até que pedi para sair mais cedo, fui apanhar o comboio regional até ao Luso. Fui a única a sair lá e tinha 2 taxis à espera de clientes. Apanhei um deles e pedi para me levar até à Residencial Imperial. Depois de me livrar da pouca bagagem que levei, fui passear pela vila.
Pertinho da residencial fica a Fonte de São João, também conhecida como Fonte das 11 Bicas.
Das bicas desta fonte sai a afamada Água do Luso. Contudo há regras de acesso e utilização. Não me lembro bem delas mas acho que cada pessoa só pode levar um determinado nº de garrafões e só podem usar uma bica para os encher.
A fonte envidraçada e permite ver a nascente da água. Data do século XX e já sofreu várias alterações. Um bocadinho mais velha é a Capela de São João Evangelista que se encontra no mesmo local e que data do início do século XVIII.
Para além de matar a sede, a Água do Luso também possui suas qualidades terapêuticas, conhecidas desde o século XVIII, e é utilizada no tratamento de problemas renais, respiratórios, patologias dérmicas e outros.
Em 1852 D. Maria II doou 100$000 reis para a construção dos futuros banhos e nesse mesmo ano foi fundada a Sociedade para o Melhoramento dos Banhos de Luso.
Com o objectivo de reabilitar e requalificar as Termas do Luso, a Malo Clinic e a Sociedade da Água do Luso, juntaram-se numa parceria e daí nasceu a MALO CLINIC TERMAS LUSO Thermal & Medical Spa.
Não é que não me apetecesse mas não fiquei para nenhum tratamento. Em vez disso continuei o meu passeio e fui até ao Parque do Lago.
Este parque é um espaço bem agradável. Existem várias árvores, bancos e é possível pescar no lago. Na zona do parque há um parque de merendas, um parque infantil, uma cafetaria e um restaurante, piscinas municipais, campos de ténis e um pavilhão gimnodesportivo.
Gostei deste recanto.
Não vi quanto ficava uma noite do Grande Hotel do Luso mas certamente seria mais do que eu estaria disposta a pagar. Este hotel foi mandado construir pela Sociedade da Água do Luso quando o seu presidente era Bissaya Barreto. O projecto ficou a cargo de Cassiano Branco, a construção iniciou-se em 1938 e foi inaugurado em 1940.
Quando começou a escurecer fui descansar para o meu quarto e mais tarde jantei no restaurante da residencial.
Sem comentários:
Enviar um comentário