Inicialmente Haia não estava na lista dos locais que eu queria visitar na Holanda mas depois de ver bem o mapa e ver os tempos de viagem de comboio, decidi ir lá e valeu a pena. A viagem de comboio dura 25 a 30 minutos e o bilhete custa 4.70€.
Haia é a 3ª maior cidade da Holanda, em termos de população e é a sede de facto do governo do país, embora oficialmente, e de acordo com a constituição, Amesterdão seja a capital. É aqui que o rei trabalha e se situam todas as embaixadas e ministérios.
Depois de deixar a estação segui até ao centro da cidade e procurei o posto de turismo, que por sinal não está lá muito bem identificado. Precisava de um mapa e tive de pagar 3€ por ele :o foi um dinheiro muito mal gasto porque depois tirei do balcão um folheto da cidade que por sinal tinha um mapa bem melhor que o que comprei!!! Adiante.
Já com o mapa na mão foi procurar o Binnenhof, um complexo de edifícios no centro da cidade, junto ao lago Hofvijver.
Situado a uns 20 minutos do centro da cidade, encontra-se este palácio, o Het Vredespaleis, Palácio da Paz. O palácio teve origem nos ideais de pacifismo e paz mundial e foi construído graças à cooperação colectiva de países de todo o mundo.
O Palácio da Paz é conhecido como a "sede do direito internacional" por sediar o Tribunal Internacional de Justiça (que é o principal órgão judicial das Nações Unidas), o Tribunal Permanente de Arbitragem, e a Biblioteca do Palácio da Paz, reconhecida pela vasta bibliografia sobre direito internacional.
De volta ao centro da cidade, entrei no Binnenhof e é no seu átrio que se encontra o Ridderzaal, Salão dos Cavaleiros, o edifício principal do Binnenhof. É utilizado desde 1904 para a cerimónia de abertura das sessões parlamentares, que todos os anos se realiza na 3ª quarta-feira de Setembro, quando o monarca chega ao Parlamento numa carruagem dourada, para aí ler o discurso do trono.
Outras imagens de Haia: a igreja Nieuwe Kerk, um dos canais da cidade, a igreja Grote Sint-Jacobskerk e a antiga Câmara Municipal.
Sem comentários:
Enviar um comentário